Quais são os principais problemas dos nossos clientes e como podemos ajudar

September 4, 2020

Não está fácil. O ano de 2020 ficará marcado como um dos piores da história brasileira e mundial. A pandemia causada pelo novo corona vírus dispensa qualquer contextualização referente às inúmeras perdas que vivemos e que ainda iremos viver. Não obstante, a economia nacional balança nas incertezas globais e as previsões não poderiam ser piores: o Brasil terá o seu menor PIB da década. Isto, na prática, representa um verdadeiro caos ao empreendedor brasileiro. A falência e o fechamento de estabelecimentos comerciais – quiçá o maior medo de um empresário – se tornou uma realidade em nosso país. Pensando nisso, a equipe da Base Júnior elaborou esse artigo que, além de escancarar os problemas cotidianos de um negócio comercial, servirá para auxiliar em todo o processo de organização estrutural de uma empresa.

 

 

PLANEAMENTO ESTRATÉGICO

 

Nessa perspectiva, iniciamos com aquilo que é comum em todo e qualquer empreendimento fracassado: a falta de planejamento. No mundo moderno, com as inúmeras ofertas de serviços, não há sequer uma área do mercado em que a competitividade não esteja presente. Dessa forma, para que um negócio se sobressaia sobre os demais, planejamento é fundamental. Com a finalidade de alcançar os objetivos estipulados, é dever do empreendedor estabelecer quais serão suas metas mensais e anuais, definir qual será sua projeção de gastos e lucros, quais serão os seus indicadores de produtividade... dentre outros tantos aspectos que, enfim, constituem uma organização estratégica. Para que um empreendedor evite qualquer futura dor de cabeça, traçar o planejamento de sua empresa é essencial. A partir desse entendimento, destacamos, então, a gestão financeira e a gestão de pessoas como os grandes pilares de toda a estrutura organizacional de uma empresa.

 

GESTÃO DE PESSOAS

 

Um dos piores equívocos que um empreendedor pode cometer é menosprezar a grande importância que a gestão de pessoas – o popular RH – possui dentro de uma empresa. Para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e evitar qualquer tipo de problema, um empreendedor deve procurar entender e assimilar as particularidades de todos os funcionários que formam a sua equipe. Para que isso aconteça, é necessário compreender que a mão de obra – um dos principais componentes do processo produtivo – é formada, acima de tudo, por pessoas, com suas próprias e diferentes individualidades. É imprescindível que o empreendedor tenha esse discernimento. Para que uma empresa seja próspera, com produtividade e lucro satisfatório, os funcionários devem ser identificados com a empresa e com o trabalho que realizam – e, para que isso aconteça, eles precisam, inevitavelmente, estarem satisfeitos com o ambiente e com as condições de trabalho. Afinal, a relação é mutualística: funcionários felizes trabalham melhor e produzem mais.

 

PROCESSO ADMINISTRATIVO

 

Outrossim, não há nenhuma novidade que a grande maioria dos empresários brasileiros sofrem para pagar as contas ao final do mês. Num mundo cada vez mais globalizado e capitalista, abdicar de uma administração econômica eficiente é sinônimo de falência ou suicídio profissional. Com o intuito de evitar esse destino sombrio, alguns conceitos de gestão financeira devem ser aplicados. A título de exemplificação, destacamos a importância de se estabelecer um correto fluxo de caixa para que se possua maior controle das movimentações (entradas e saídas) do capital de giro de um negócio. A correta administração das finanças torna propício que o equilíbrio financeiro seja atingido, o que é imprescindível para o sucesso de uma empresa.   

 

Em outra perspectiva, todo empreender brasileiro encontra nas burocracias estatais um inimigo em comum. Grande parte do lucro de uma empresa é gasto ou descontado em taxas, impostos, leis e normas que, em sua grande maioria, são inúteis. No entanto, um investimento muito importante é o PPCI (Projeto de Prevenção Contra Incêndios), que é um dos serviços prestados pela Base Júnior, para solicitar um orçamento, é só clicar aqui. Como na realidade atual é ilegal operar sem estar em dia com estas, o empresário deve aprender a conviver com esses encargos. Para isso, é necessário sempre incluir no orçamento da empresa todos esses descontos no faturamento, para que o controle financeiro seja feito da maneira mais correta possível. Além disso, existem algumas maneiras para evitar, legalmente, alguns desses impostos. Indica-se, então, buscar auxílio de profissionais que tenham conhecimento sobre essas brechas na lei.

 

CLIENTE NO CENTRO

 

Por fim, mesmo que o empreendedor possua um excelente planejamento estrutural, mesmo que tenha diversos conhecimentos e habilidades sobre gestão de pessoas, finanças e impostos, nada será mais importante para o sucesso (ou fracasso) de um negócio do que a satisfação dos seus clientes. Nessa perspectiva, simplesmente não importa o tamanho da qualidade do produto ofertado se o empresário não atende aos desejos, necessidades e expectativas de seus clientes. Parafraseando um outro escritor, um cliente satisfeito é o melhor marketing para uma empresa. Por isso, não deixa o jargão “o cliente sempre tem razão” apenas no papel e trabalhe para valorizá-lo e satisfaze-lo.

 

Uma maneira de criar no cliente uma sensação de ser estimado é ter no seu estabelecimento comercial ambientes bem planejados e agradáveis. Além disso, um ambiente bem projetado pode proporcionar ao cliente uma melhor circulação e a valorização dos produtos vendidos. Outro ponto importante é que, se sua loja for bem setorizada não serão necessários tantos atendentes para guiar os clientes pela loja. 

 

Saiba mais sobre como uma fachada atrativa pode ajudar nos seus negócios clicando aqui

 

Chame a gente se quiser indicações de empresas que podem te ajudar a resolver seus problemas financeiros e administrativos. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como obter sucesso em meio à crise

September 16, 2020

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook
  • Instagram
  • Mapa

© 2023 por Casa e Interiores. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Black Round
  • Twitter Black Round
  • Instagram - Black Circle

0-800-000-0000   |   info@meusite.com

CONTATO

(55) 9 8100 3212

contato@basejr.com.br

UFSM, Av. Roraima nº 1000, Bairro Camobi, Centro de Tecnologia,

Anexo C - Sala 1103A, Santa Maria - RS

  • Facebook
  • Instagram
  • Mapa

MANDE UMA MENSAGEM

*Não estamos contratando. Não aceitamos currículos.