PROJETO LUMINOTÉCNICO: Economia e Versatilidade

February 8, 2019

O principal objetivo de qualquer comércio é atingir metas e realizar boas vendas, isso claro, mantendo a satisfação do cliente. Essas vendas e metas estão de fato sendo alcançadas? O acesso a esses equipamentos é fácil? Os clientes identificam com facilidade os produtos expostos, suas cores, e conseguem ler com facilidade as etiquetas e rótulos quando necessário? A luz tem colaborado como um convite a uma permanência maior do cliente no estabelecimento?

 

 

Foi pensando nesses questionamentos, principalmente no último item mencionado, que a austríaca Zumtobel, uma das maiores fornecedoras internacionais de soluções em iluminação de interiores e exteriores, elaborou um profundo estudo de laboratório o foco desse estudo era obter resultados que indicassem como aumentar o tempo do cliente no estabelecimento comercial fazendo dessa forma, que ele tenha condições e motivação para olhar mais atentamente os produtos oferecidos aumentando assim o potencial de compra, e também, como contribuir para que o bom humor e o bem estar do cliente se mantenham ativos durante o processo de compra.

 

Com um projeto luminotécnico adequado e planejado é possível economizar, e muito, no consumo de energia elétrica. No atual momento do país, cada vez mais as pessoas buscam meios para otimizar ao máximo a função de cada item dentro do seu estabelecimento. Desta forma, o planejamento e a busca por sistemas eficientes de iluminação tornam-se fundamentais para diminuir a conta de luz, um bom planejamento luminotécnico pode gerar uma economia de até 70% na conta de luz.

 

Nos estabelecimentos comerciais voltados à alimentação, por exemplo, a iluminação é um dos principais pontos a serem projetados. O projeto luminotécnico do restaurante vai ser criado baseado no tipo de estabelecimento, seu objetivo comercial e seu público alvo.

 

 

Listamos a seguir algumas dicas importantes para se atentar ao investir em um projeto luminotécnico:

 

Quantidade de luz necessária: analisar o ambiente e considerar a quantidade correta de luz artificial necessária é um ponto primordial para um bom projeto de iluminação. O excesso de luz pode desvalorizar o ambiente e gastar mais energia.

 

Paredes escuras: ambientes com paredes escuras, como parede preta, pedem mais iluminação; isso porque a tonalidade da parede tende a escurecer o ambiente

 

Considerar o cômodo: antes de sair instalando diversas luzes pelo ambiente, é necessário considerar qual o cômodo e as atividades ali realizadas. Por exemplo, um escritório/ home office precisa de mais iluminação que uma sala de TV.

 

Iluminação direta e indireta: há também a possibilidade de usar luzes diretas e indiretas e até mesmo um mix de ambas no mesmo ambiente. A iluminação direta é ideal para espaços que precisam de maior iluminação, como a cozinha. Já a luz indireta tende a deixar o ambiente mais aconchegante e confortável, e é indicada para ambientes que não pedem luz mais intensa, como sala de jantar e sala de TV.

 

Cor das lâmpadas: nesse ponto é imprescindível considerar a temperatura de cor, buscando assim a tonalidade de luz que melhor se adapta ao ambiente. As luzes brancas trazem maior iluminação, ideal para ambientes de estudo e trabalho; enquanto a iluminação amarela é mais aconchegante e vai bem em salas e quartos.

 

Iluminação voltada/ direcionada: também é uma das possibilidades nos projetos luminotécnicos. O direcionamento da luz pode ter caráter decorativo e de destaque para um ponto, como uma parede de destaque ou quadros.

 

Iluminação da Vitrine: a vitrine é o primeiro ponto de contato do cliente com a loja. Não é necessário nesse local abusar do brilho. Aqui, mais uma vez, uma iluminação sutil já pode ser o suficiente para atrair a atenção do comprador.

 

 

Escolha de profissionais capacitados para realizar o projeto de iluminação:

 

 

Para colocar todas as dicas em prática, é importante ter bons profissionais trabalhando para você. Um arquiteto ou um design de interiores têm conhecimentos técnicos e práticos sobre a iluminação de ambientes e podem realmente oferecer as melhores soluções. Para distribuir a luz corretamente pelos ambientes, eles se baseiam no layout dos móveis existentes no local e nos objetos que merecem destaque na sua decoração.

 

Um bom profissional também vai indicar a você a forma correta de utilizar os diferentes tipos de lâmpadas, além de sugerir lustres e luminárias que ajudem a valorizar o seu ambiente com muita elegância e sofisticação. Para executar o projeto, os arquitetos ou designers pedem orientações aos engenheiros elétricos, o que é essencial para garantir a segurança. Isso é necessário, pois algumas normas precisam ser seguidas, como a capacidade da rede, a necessidade de circuitos separados e a troca de disjuntores.

 

 

 

Podemos encontrar no mercado diversos tipos de lâmpadas, elencamos a seguir alguns modelos mais utilizados em projetos lumínicos de estabelecimentos comerciais, para que não haja dúvidas na hora de saber qual escolher.

 

 

Halógenas: lâmpadas incandescentes com adição de iodo ou bromo no bulbo. Esse tipo de lâmpada é mais durável que a famosa lâmpada incandescente (proibida a venda recentemente) e entrega grande potência.

 

Halógenas dicróicas: lâmpada halógena com bulbo de quartzo; no interior há revestimento espelhado multifacetado. O uso é ideal decoração, e é caracterizada por emitir menos calor e facho de luz homogêneo.

 

Lâmpadas de descarga: fluxo luminoso gerado através da corrente elétrica que se mistura com gases internos da lâmpada. Exemplos desse tipo de lâmpada: fluorescente, mista, luz negra.

 

Led: as famosas e conhecidas lâmpadas de led são conhecidas pela ótima iluminação, durabilidade e economia de energia, e podem ser encontradas em diferentes temperaturas de cores.

 

 

Gostou do nosso post? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a contar com um projeto luminotécnico de qualidade.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

DECORAÇÃO DE INTERIORES: quais as tendências?

August 28, 2019

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook
  • Instagram
  • Mapa

© 2023 por Casa e Interiores. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Black Round
  • Twitter Black Round
  • Instagram - Black Circle

0-800-000-0000   |   info@meusite.com

CONTATO

(55) 9 8100 3212

contato@basejr.com.br

UFSM, Av. Roraima nº 1000, Bairro Camobi, Centro de Tecnologia,

Anexo C - Sala 1103A, Santa Maria - RS

  • Facebook
  • Instagram
  • Mapa

MANDE UMA MENSAGEM

*Não estamos contratando. Não aceitamos currículos.