O que preciso para começar minha obra?

May 7, 2018

Do projeto à legalização. Tire suas dúvidas antes de construir.

 

Construir a casa própria é sonho de muitos brasileiros.  Mas nem todos sabem por onde começar. Qual profissional devo procurar? Qual empresa devo contratar? Quais serão meus custos? Desde o projeto até a finalização da obra, muitos cuidados devem ser tomados. E bons profissionais devem estar sempre ao seu lado.

 Algumas pessoas chamam um empreiteiro e vão erguendo a casa do nada, sem projeto ou planejamento. Apesar de comum, essa opção sai muito mais cara e ainda gera piores resultados e muitas dores de cabeça. Procurar uma empresa ou profissional para realizar o Projeto Arquitetônico é o primeiro passo para colocar a ideia do seu tão sonhado imóvel em ação.

 

Você pode optar por contratar somente um engenheiro ou só um arquiteto para elaborar o projeto, fica a seu critério. Mas empresas que aliam os dois profissionais, como em escritórios de engenharia e arquitetura, podem ser a melhor opção para obter um resultado mais satisfatório. A combinação dos conhecimentos de ambos profissionais gera mais harmonia, praticidade e qualidade no projeto arquitetônico.

 

Mas o que é esse tão falado projeto arquitetônico? É um conjunto completo de plantas que representam o imóvel, desde a disposição dos cômodos até os projetos hidrossanitário e elétrico. É todo material necessário para tornar seu imóvel legal, mas fundamentalmente, é o projeto que evitará erros no planejamento ou na construção da sua casa, proporcionando maior segurança e economia, construindo uma residência mais eficiente e satisfatória ao cliente.

 

Uma vez realizado o projeto, basta que um profissional se responsabilize pela obra ou imóvel já pronto. Essa pessoa não necessariamente precisa ser a que elaborou o projeto arquitetônico. O papel dele é de assegurar que a obra está sendo feita conforme as normas e o previsto no projeto. Após isso tudo, você já pode levar seu projeto para a prefeitura para ser legalizado. Assim que ele for analisado e com todos os pagamentos em dia, será emitido um alvará de construção e a obra poderá ser iniciada. É fato que existem muitas etapas burocráticas para legalizar seu imóvel (emitir o habite-se) as vezes é vantagem procurar uma empresa de regularização imobiliária ou até mesmo seu engenheiro para lhe auxiliar nesse processo.

 

E aí com tudo pronto, é só curtir sua casa nova que, se feita com os profissionais certos e seguindo corretamente todas etapas e normas, só lhe trará alegria e satisfação.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

DECORAÇÃO DE INTERIORES: quais as tendências?

August 28, 2019

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook
  • Instagram
  • Mapa

© 2023 por Casa e Interiores. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Black Round
  • Twitter Black Round
  • Instagram - Black Circle

0-800-000-0000   |   info@meusite.com

CONTATO

(55) 9 8100 3212

contato@basejr.com.br

UFSM, Av. Roraima nº 1000, Bairro Camobi, Centro de Tecnologia,

Anexo C - Sala 1103A, Santa Maria - RS

  • Facebook
  • Instagram
  • Mapa

MANDE UMA MENSAGEM

*Não estamos contratando. Não aceitamos currículos.