As vantagens do Light Steel Frame

Conheça um sistema construtivo que vem ganhando espaço no Brasil e possui muitas vantagens no projeto e na execução da obra para deixar pra trás os tradiconais sistemas construtivos de alvenaria.

Como funciona?

Light Steel Frame é uma forma de construção em que a estrutura é suportada por perfis de aço, não existindo pilares nem vigas de concreto, como o usual. Assim, toda a estrutura de tijolos e concreto é substituída por uma estrutura em aço galvanizado. A vedação pode ser feita com placas de madeira, cimentícias ou de gesso, o que pode garantir um alto isolamento térmico e acústico ao ambiente, além da agilidade de acabamento, por já possuírem superfícies lisas e prontas para a aplicação do revestimento. Depois de acabado, não é possível identificar diferenças entre edificações construídas em Light Steel Frame e construções de alvenaria tradicional.

Nesse sistema os perfis de aço são produzidos de acordo com o projeto arquitetônico e só são levados para o canteiro de obras no momento em que a obra inicia. Por isso, este tipo de construção costuma ser mais organizado e possui uma melhor gestão dos resíduos, não existindo entulho, o que torna este sistema ecologicamente correto, gera o mínimo de desperdício de material, o aço pode ser reciclado e a água só é necessária na execução das fundações.

Além disso, por ser industrializado, o tempo de obra pode ser cerca de um terço do tempo das construções tradicionais. Outra vantagem é que construções feitas em Light Steel Frame apresentam durabilidade e resistência maiores que as convencionais, sendo mais resistentes à vendavais e terremotos, por exemplo.

Instalações elétricas e hidrossanitárias

Em uma construção tradicional tem-se a necessidade de quebrar paredes para passar os dutos e eletrodutos, o que gasta mais tempo e desperdiça material, enquanto que nas construções metálicas não há nada disso. As instalações são executadas antes da aplicação da vedação, enquanto só existe a estrutura metálica.

Os perfis de aço são facilmente furados para dar passagem para os dutos e eletrodutos, podendo estes serem adaptados da maneira que for necessário, e só depois dessas instalações estarem finalizadas é que a vedação é colocada. Além de simplificar a execução destas instalações, a manutenção também é muito mais fácil, barata e limpa neste sistema.

Panorama nacional

No Brasil a construção em Light Steel Frame ainda é relativamente pouco utilizada, já que esse sistema ainda apresenta um custo maior, além de necessitar de mão de obra e empresas especializadas. Mas nos últimos anos tem-se utilizado com mais frequência em construções que buscam maior agilidade, menor tempo de obra e em projetos comerciais que tenham maior investimento.

Sendo assim, é notável como obras em Light Steel Frame são muito mais sustentáveis, organizadas e rápidas, entre outras vantagens que possuem sobre as construções tradicionais de alvenaria, por isso esse sistema é muito popular em outros países, como nos Estados Unidos. Nos próximos anos, com o barateamento desta tecnologia, o sistema Light Steel Frame só deve ganhar mais espaço na construção civil, tornando-se uma excelente alternativa para quem procura construir a casa própria ou estabelecimento.

A Base Jr realizou o Projeto Elétrico para esta casa (imagem abaixo) em Light Steel Frame, que está sendo construída no Bairro Camobi em Santa Maria. Quer saber mais? Acesse www.basejr.com.br

Visits: 56

compartilhe nas suas redes sócias

Deixe um comentário

Olá, podemos ajudar?