• Lorenzo Quatrin

Profissional da dicas sobre como fortalecer a identidade da marca!

A importância do fortalecimento da identidade de marca não pode, de forma alguma, ser contestada ou subestimada, pois pertence aos alicerces que sustentam todo um complexo sistema de fatos relacionados ao sucesso de qualquer empreendimento. Mas o que é esse termo tão importante? A definição não é complexa, e os motivos para o foco nesse quesito são facilmente verificáveis, a identidade de uma marca é o conjunto do que remete à ela, que pode ser tanto conceitos quanto elementos materiais.


Começaremos com um aprofundamento acerca dos benefícios do fortalecimento em questão. Um benefício digno de destaque é a captação de novos clientes, que acontece na medida que a marca, e os produtos ofertados pela empresa detentora desta, tornam-se mais facilmente reconhecíveis e conhecidos pelo público. A atração de novos clientes e, inclusive, o aumento na fidelidade da clientela acontece, nesse contexto, pois as pessoas saberão o que esperar de empreendimentos que transmitam seriedade e confiabilidade.


Agora, adentrando nas formas de conquistar uma identidade bem consolidada, eis três conceitos, intimamente relacionados ao assunto desse artigo, que devem ser muito bem determinados em qualquer empresa. Por serem do âmbito conceitual, a influência dos seguintes se dá de forma indireta, pois devem ser primeiramente definidos para que, em seguida, tornem-se claros ao público, por meio de estratégias de marketing.


Missão:

O primeiro conceito é “Missão”, todo empreendimento tem um motivo para existir, seja ele algum setor de mercado para suprir, um público alvo, um problema em especial a ser resolvido, entre uma infinidade de outras razões possíveis. Este conceito é primordial e deve ser claro tanto para a estrutura interna da empresa quanto para os clientes, que, apossados desse conhecimento, estarão cientes do que a marca visa cumprir no segmento em que está inserida.


Visão:

Em seguida, tratando-se da “Visão”, temos o conjunto de metas concretas estipulados para o empreendimento. Este é um conceito que transparece de forma indireta, pois geralmente não é exposto ao público, mas não deixa de ser vital, por manter o alinhamento empresarial e a coerência de serviços prestados, que devem sempre estar aproximando os envolvidos dos objetivos em questão. Esse é, então, um conceito que torna a marca mais consistente, mais confiável ao cliente, pois o alinhamento interno e o foco em objetivos bem demarcados entregam uma imagem de seriedade e maturidade ao cliente.


Valores:

O último termo conceitual é o de “Valores”, que são uma compilação de práticas e posicionamentos defendidos pela marca, e, por consequência, também pelos representantes dela. Funcionam como balizas que guiam as ações dos colaboradores em busca dos objetivos supracitados. Em tempos de grande valorização de diversos tipos de ativismo, uma declaração formal e clara dos valores de uma marca é uma forma excelente de deixar claras as causas defendidas por ela. Feita essa exposição de valores, o resultado no fortalecimento indentitário aumenta o engajamento e o vínculo entre empresa e cliente.


Por fim, mas com certeza não menos importante, temos um exemplo material que, caso efetuado com competência, atenção e cuidado, favorece muito a construção da imagem forte e bem definida que buscamos.


Como podemos ajudar?



Em cenários onde a marca em questão possui uma presença física em forma de um ou mais estabelecimentos comerciais, a identidade dela é consolidada, em grande parte, pela aparência física das estruturas que a representam. Por isso, a Base Júnior desenvolve o projeto de fachada, que é feito de modo a distinguir marcas e estabelecimentos que busquem os nossos serviços. Além de conduzir um estudo detalhado da estrutura a ser modificada, nossos membros colhem informações do contratante para dar à marca a exata identidade objetivada. Para que, após a consideração e aplicação dos três conceitos já citados, possa ser adicionado um potente e chamativo elemento material e estético a esse conjunto de práticas, visando ao aumento do sucesso da marca.