• Maiara Dreifke

Como incorporar a arquitetura clássica em seu lar

Toda pessoa que já viu a imagem abaixo se apaixonou pela grandiosidade da arte no período clássico.

Provavelmente essa pessoa também imaginou se seria possível ter na sua casa um pouquinho dessa grandiosidade. Por isso, trouxemos neste artigo construções atuais que foram inspiradas nesse estilo arquitetônico.


CARACTERÍSTICA DO ESTILO


Fisicamente, as principais características da arquitetura clássica são colunas, pórticos, arquitraves, frisos, cornijas, abóbadas e a presença de formas geométricas simples. No entanto, estilisticamente, os diferenciais desse período estão mais ligados à matemática (proporção áurea, por exemplo), à simetria e, principalmente, à harmonia


O estilo na Grécia inspirou os Romanos, estes, por sua vez, uniram o estilo Grego com o Etrusco e trouxeram ao mundo clássico construções funcionais, que iam muito além de seu valor estético.


CURIOSIDADE!


Você já ouviu falar em princípios vitruvianos? Vitrúvio foi um arquiteto romano que definiu a arquitetura romana em 3 princípios: utilitas (utilidade), venustas (beleza) e firmitas (solidez).


O QUE VEMOS EM UMA CONSTRUÇÃO CLÁSSICA?


Quando olhamos para prédios atuais com estilo clássico, percebemos que eles inspiram sentimentos de poder, autoridade, permanência. Por isso, é importante ter certeza de que essa é a intenção desejada.


Esses sentimentos são bem-vindos em prédios governamentais, comércios e em residências de pessoas com personalidade forte. A arquitetura clássica também pode remeter à educação, sendo uma boa pedida para instituições de ensino.


Mas vamos ao que interessa:


COMO USAR OS ELEMENTOS CLÁSSICOS NA ATUALIDADE.


Essa fachada traz um balanço entre arquitetura clássica e contemporânea, com arquitraves e cornijas evidentes e em destaque, mas com texturas atuais da madeira e do vidro.


Aqui, os elementos que remetem ao clássico são as colunas, as formas geométricas básicas e, a principal estrela da construção, o frontão com cornija.


Essa casa está localizada na praia de Xangri-lá e é um belo exemplar da fusão dos estilos clássico e contemporâneo.


Porque, apesar de a construção ser completamente assimétrica e se apropriar de materiais comuns no dia a dia, ao adicionar as colunas e a cornija com arquitrave simples, o arquiteto coloca a casa em um patamar muito acima do que é comum.

BIBLIOGRAFIA:


COURI, Aline, Arquitetura grega clássica: “O ontem no hoje”., <https://hav120142.wordpress.com/2014/11/20/arquitetura-grega-classica-o-ontem-no-hoje-3/> . Acesso em Outubro de 2020.


ALVES, Júlia B., 10 fachadas clássicas com detalhes maravilhosos para te inspirar, <https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/4261382/10-fachadas-classicas-com-detalhes-maravilhosos-para-te-inspirar>. Acesso em Outubro de 2020


Caso esse artigo tenha despertado a vontade de reformar sua casa, entre em contato conosco e faremos tudo ao nosso alcance para criar a solução ideal para você!


8 visualizações

© 2023 por Casa e Interiores. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Black Round
  • Twitter Black Round
  • Instagram - Black Circle

0-800-000-0000   |   info@meusite.com

CONTATO

(55) 9 8100 3212

contato@basejr.com.br

UFSM, Av. Roraima nº 1000, Bairro Camobi, Centro de Tecnologia,

Anexo C - Sala 1103A, Santa Maria - RS

  • Facebook
  • Instagram
  • Mapa

MANDE UMA MENSAGEM

*Não estamos contratando. Não aceitamos currículos.