Arquiteta da dicas de ergonomia no Home Office

Trabalhar em casa, mais do que nunca, é uma realidade que atinge muitas pessoas, e várias delas não estão preparadas para manter sua saúde nessa situação.

O QUE É ERGONOMIA

Ergonomia é um estudo científico da interação do ser humano com outros elementos. Essa ciência busca otimizar as relações do homem com o ambiente de acordo com as suas necessidades, de maneira que os prejuízos à saúde sejam reduzidos.

Essa prática pode ser aplicada em diversos momentos, inclusive no trabalho, onde podem ser desenvolvidos vários tipos dessa, como a física, a organizacional e cognitiva.

BENEFÍCIOS

Já é sabido por muitos o quanto um ambiente pode afetar não só a produtividade, mas a saúde mental, disposição e conforto físico de alguém. No planejamento de um espaço, além da questão de salubridade deve ser feito um estudo do uso e funcionalidade do ambiente, já que com a ergonomia indicada é possível proporcionar um ambiente confortável de trabalho, garantindo mais saúde física, mental e segurança.

Maior produtividade, redução dos riscos de acidentes e desenvolvimento de doenças ocupacionais, menor riscos de problemas emocionais são alguns dos maiores benefícios de aplicar os conceitos de ergonomia no seu home office.

COMO APLICAR A ERGONOMIA NO HOME OFFICE

No ambiente:

  • Use o sofá apenas para o lazer, defina o seu ambiente de trabalho e use-o especificamente para isso, desse modo seu cérebro irá associar sua mesa ou escritório, por exemplo, com o espaço em que você precisa estar mais concentrado. Assim como irá acontecer com o ambiente destinado ao descanso e relaxamento;
  • É importante que a cadeira sustente sua coluna e você alcance os pés no chão. Além disso, certifique-se de que as suas pernas fiquem confortavelmente posicionadas embaixo da mesa e seus joelhos formem ângulos abertos;
  • Deixe teclado e mouse no mesmo nível e em uma altura levemente abaixo do nível dos cotovelos, para que suas mãos não fiquem flexionadas para cima;
  • Deixe os objetos essenciais na sua mesa, facilitando o alcance. Isso não significa deixar tudo à vista, apenas os mais utilizados, a poluição visual e o excesso de informações podem dificultar o foco e a agilidade;
  • Deixe o monitor diretamente na sua frente, com a distância de um braço, a borda superior da tela deve fica na altura dos seus olhos. Se você faz o uso de óculos bifocais, abaixe um pouco mais a tela para mais conforto;
  • Evite reflexos luminosos em sua tela, seja da luz natural ou artificial, mantenha preferencialmente sua mesa em direção a uma janela localizada ao sul;
  • Se você for destro, na hora de escrever, mantenha um ponto de luz à sua esquerda, já se você for canhoto, mantenha do lado contrário;
  • Evitar ambientes com ruídos, grande circulação de pessoas, adequar a iluminação e temperatura também ajudam no ajuste do espaço;
  • As cores também influenciam nosso humor e disposição, cores como verde e azul são mais aconselháveis para ambientes que exigem concentração, sempre cuidando os tons utilizados.

Nos hábitos:

  • Repouse seus braços no apoio da cadeira, de modo que seus ombros fiquem relaxados;
  • Altere a mão que você usa para operar o mouse, além de ser um ótimo exercício para o cérebro também evita lesões por esforço repetitivo;
  • Faça pausas fora do ambiente que você está usando para trabalhar, faça alongamentos e, se possível, caminhe um pouco pela casa;
  • Tenha sempre água por perto, mantenha-se hidratado e não faça refeições em frente ao computador, ou no espaço de trabalho.

Já sabemos que um ambiente bem estruturado para a função que será exercida nele é essencial, ademais também pode ajudar a melhorar nossos hábitos.

Quer transformar o seu home office em um espaço ideal de trabalho? Entre em contato conosco!

BIBLIOGRAFIA:

OLIVEIRA, Ana Flávia, “Ergonomia: conceito, tipos e benefícios” <https://beecorp.com.br/blog/conheca-os-tipos-de-ergonomia> . Acesso em Outubro de 2020.

PIRES, Raphael, “Ergonomia no home office: 6 dicas para sua saúde” <https://rockcontent.com/br/blog/ergonomia-no-home-office/> . Acesso em Outubro de 2020.

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