• Eduarda Branchi

Conheça as 7 Etapas do Projeto de Interiores

Como disse o arquiteto Lucio Costa: “Arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção.” Logo, desde os primórdios, a arquitetura se modifica conforme a necessidade da sociedade, e o projeto de interiores tem um papel fundamental nessa evolução.


A humanidade tem passado cada vez mais tempo em ambientes internos, principalmente no período de isolamento social que estamos vivendo atualmente, e isso impacta diretamente no bem estar e na saúde do indivíduo. Assim, o projeto de interiores é fundamental para a funcionalidade, harmonia e conforto de um ambiente.


Quer saber mais sobre as etapas desse projeto? Vem comigo!


1ª etapa: Briefing

O Briefing é a primeira etapa do projeto, e uma das mais importantes. É nele que coletamos todas as informações relevantes para a execução, anseios e desejos do cliente, através de uma conversa entre o profissional e o contratante. É fundamental que o projeto seja o mais personalizado possível e que atenda todas as necessidades, para isso precisamos ter o maior número de informações possíveis.


2ª etapa: Medições

Nessa etapa coletamos todas as medidas necessárias para o projeto, através de uma visita ao local. É imprescindível que tenhamos medidas não só gerais, mas também mais específicas, como dimensões de móveis que o cliente queira manter e espessura de paredes, para que assim o projeto fique o mais exato e preciso possível.

3ª etapa: Processo Criativo

No processo criativo criamos croquis, buscamos referências, ideias, materiais, formas e soluções que mais se encaixem com o programa de necessidades do projeto e preferências do cliente.


4ª etapa: Layout

Através de entrevista inicial com o cliente, das medições e das ideias que surgiram durante o processo criativo, será feito o estudo de layout, onde faremos a disposição dos móveis e outros elementos que irão compor o ambiente. Nessa etapa, também levamos em consideração informações técnicas, como medidas de móveis e circulações, para que o projeto seja funcional e atenda às necessidades do cliente.



5ª etapa: Modelagem

Aqui é aonde o projeto começa de fato a ser construído, todas as ideias e informações que estavam no papel são passadas para um software de modelagem 3D, para que possamos entender mais claramente qual será o resultado final desse projeto.

6ª etapa: Detalhamento Executivo

Nessa etapa detalhamos tudo o que foi proposto no projeto, como plantas baixas, cortes e marcenaria. Esse detalhamento é muito importante para que o proprietário consiga executar o projeto, pois nele contém todas as informações necessárias, como medidas e materiais que serão utilizados.



7ª etapa: Memorial descritivo

Esse é o ultimo passo do projeto de interiores, e é nele que constam todos os materiais que serão utilizados no projeto, como tintas, revestimentos, eletrodomésticos e elementos decorativos. Serão detalhadas as quantidades de cada material, assim como onde serão aplicados. Buscamos orçamentos diversos com a finalidade de encontrar o melhor custo benefício, facilitando, assim, a execução do projeto.


É importante ressaltar que o cliente participa efetivamente de todas as etapas, sempre sendo consultado sobre o que será proposto. Além disso, são feitas atualizações semanais, e duas reuniões para alteração do projeto. O projeto de interiores costuma durar, em média, oito semanas, podendo variar de acordo com sua complexidade e urgência do cliente.

Ficou com alguma dúvida ou tem interesse em realizar esse projeto? Entre em contato conosco.

© 2023 por Casa e Interiores. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Black Round
  • Twitter Black Round
  • Instagram - Black Circle

0-800-000-0000   |   info@meusite.com

CONTATO

(55) 9 8100 3212

contato@basejr.com.br

UFSM, Av. Roraima nº 1000, Bairro Camobi, Centro de Tecnologia,

Anexo C - Sala 1103A, Santa Maria - RS

  • Facebook
  • Instagram
  • Mapa

MANDE UMA MENSAGEM

*Não estamos contratando. Não aceitamos currículos.