5 passos para a escolha de um terreno

Encontrar o terreno que atenda às características desejadas e adequadas pode ser bastante complicado. Ainda mais em meio ao conturbado cenário do mercado imobiliário e a crise instaurada recentemente no Brasil, que ocasionou uma alta variável nos valores dos novos lotes. Por isso, uma escolha equivocada pode causar futuras dores de cabeças.

Diversos fatores devem ser analisados e devidamente estudados para que a melhor escolha seja feita. E para auxiliar e descomplicar um pouco essa difícil decisão, resolvemos reuniu algumas dicas e informações que podem auxiliar nessa tarefa.

https://br.freepik.com/fotos/negocio Negócio foto criado por wirestock - br.freepik.com
  • Primeiro passo: defina a finalidade do terreno

 

Casa suburbana.

Inicialmente, deve-se estabelecer a finalidade do terreno, lotes direcionados para construções residenciais atendem a características distintas as necessidades de lotes que funcionarão com objetivo comercial. Após saber esse objetivo, torna-se possível estabelecer as dimensões mínimas para que o lote possa ser melhor aproveitado e atenda a todas as necessidades do proprietário.

  • Segundo passo: defina o tamanho mínimo para o terreno

Nesse aspecto, a premissa “menos é mais” nunca foi tão bem aplicada, não se apaixone por uma área apenas por ela ser maior que a outra. Um terreno ser maior que outro só deve ser um fator diferencial quando ambos forem estritamente idênticos em todos os outros aspectos – o que é tecnicamente muito improvável. Assim, o tamanho ideal é aquele que melhor atende ao seu objetivo.

  • Terceiro passo: estude a legislação da região escolhida

Prosseguindo, analisar corretamente os índices de ocupações de cada região é fundamental. Esse índice, definido pela Prefeitura, indica qual será a percentagem legalmente apta à construção que cada terreno de determinada região possui. Dessa forma, mesmo que um terreno no centro de Santa Maria seja de igual tamanho que um lote nas proximidades da UFSM, ambos não poderão ser ocupados da mesma forma. Essa definição segue diversas orientações técnicas e é crime desobedecê-las.

  • Quarto passo: conheça os arredores
Mapa de planejamento urbano.

Analise também a localização que o terreno está inserido, para lotes residenciais, recomenda-se locais mais tranquilos, sem grande fluxo de pessoas e veículos, para que a qualidade de vida nesse local seja a melhor possível, locais com grande movimentação e barulho durante o dia e a noite podem não ser os mais adequados. Já para comércio e escritórios, recomenda-se uma localização mais central, com grande movimento e que possa ser proveitoso para o comércio. Claro que tudo isso depende de inúmeros fatores que devem ser levado em consideração também, como segurança, proximidade com serviços, locais de lazer, pontos de atração de clientes, etc.

  • Quinto passo: analise os aspectos técnicos

Dentre tantas características, o desnível do terreno é o que se deve ter o maior cuidado. Geralmente é possível sim, corrigir imperfeições e nivelar o lote, entretanto, isso pode causar um custo elevado durante a execução da obra, o que pode fazer com que um terreno mais barato se torne mais caro no futuro. Em geral, lotes com desnível para os fundos podem causar problemas extras, como escoamento de águas pluviais, esgoto, etc. Em casos de desníveis muito grandes, recomenda-se investir em ideias criativas para o problema, uma garagem acima da residência, escadas e rampas, podem além de resolver a situação de maneira mais barata, servir como um design exclusivo.

Ademais, é necessário acrescentar que fatores legislativos não devem ser deixados de lado nesta hora. Regulamentação e documentação na prefeitura, histórico do lote, características e indicadores sociais da região são mais alguns dos elementos que devem ser levados em consideração. Para atender a esses pontos importantíssimos, aconselha-se buscar acompanhamento de profissionais da área da construção. Assim, nenhuma surpresa indesejada aparecerá no futuro.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber um pouco mais sobre escolha de terreno para construir? Entre em contato e vamos te ajudar!

Visits: 110

compartilhe nas suas redes sócias

Deixe um comentário

Olá, podemos ajudar?